Ganso, Lucas, Pato... Convocação enterra sonho de geração olímpica

Paulo Henrique GansoAlexandre PatoLucas,Leandro DamiãoSandroDanilo... Esses nomes foram definidos, nos últimos anos, como símbolos de uma nova geração do futebol brasileiro. A ideia era que eles formassem a base da Seleção na Copa do Mundo de 2014. Porém, apenas Neymar, ícone maior da renovação, e Oscar prosperaram na Seleção.

Logo após a eliminação da Copa do Mundo de 2010, a ordem da CBF foi de renovação. A diretoria não engoliu ausências como as de Neymar e Ganso, preteridos, mesmo que no banco de reservas, por jogadores considerados menos talentosos. Mas as saídas de Ricardo Teixeira e Mano Menezes durante o ciclo colocaram essa renovação em dúvida.
A prova definitiva disso foi dada por Luiz Felipe Scolari nesta quarta-feira. Os dois foram os únicos convocados remanescentes das Olimpíadas de Londres, disputadas em 2012 com Mano Menezes no comando do time de futebol. Thiago Silva, Marcelo e Hulk também participaram dos Jogos, mas eram jogadores acima do limite da idade de 23 anos, exceções permitidas pela regra.
Considerados como grandes talentos, jogadores como Ganso e Pato, cotados até mesmo para a última Copa do Mundo, na África do Sul, em 2010, perderam espaço e chegaram ao dia da convocação final sem a menor chance de aparecerem. O declínio da dupla que atualmente joga no São Paulo era indicado já nas Olimpíadas. Ambos foram para o banco de reservas no torneio.
Leandro Damião foi quem substituiu Pato naquela ocasião e se deu bem. Destaque na conquista da medalha de prata, ele foi o artilheiro dos Jogos, mas tudo mudou a partir de 2013. Além da má fase no Internacional, ele ainda se machucou durante a fase de preparação para a Copa das Confederações, o que abriu espaço para Jô. Agora no Santos, ele segue em baixa.
A queda mais difícil de entender é a de Lucas. De “queridinho” do público, principalmente enquanto jogou no São Paulo, ele foi sendo encostado aos poucos após a Copa das Confederações. Mesmo sem ser fã do atleta, Mano Menezes, demitido da Seleção no fim de 2012, já o havia confirmado no Mundial. Quando Felipão assumiu, pensou-se que ele teria mais chances, mas ocorreu justamente o contrário.
Campeão francês no PSG, o jogador terá de ver a Copa pela televisão, assim como outros jovens badalados, casos dos laterais Danilo e Alex Sandro e dos volantes Sandro e Rômulo.
Como ainda são muito jovens, nada impede que esses jogadores voltem a ganhar oportunidades na Seleção depois da Copa. Lucas, por exemplo, vai fazer 22 anos em agosto. Pato, Ganso e Damião farão 25 também no segundo semestre, idade que Sandro completou em março.
Não se pode nem dizer que esses jogadores perderam a posição para rivais mais experientes. Bernard, por exemplo, tem a mesma idade de Lucas, enquanto Willian nasceu no mesmo ano que Pato, Ganso e Damião. Os dois não disputaram as Olimpíadas, mas cresceram na reta final e asseguraram seus lugares.
Confira abaixo a lista de convocados para as Olimpíadas de 2012:
GOLEIROS
Rafael
Gabriel
Neto
LATERAIS
Danilo
Rafael
Marcelo
Alex Sandro
ZAGUEIROS
Thiago Silva
Juan
Bruno Uvini
MEIO-CAMPISTAS
Sandro
Rômulo
Ganso
Oscar
ATACANTES
Neymar
Hulk
Lucas
Leandro Damião
Alexandre Pato
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário